terça-feira, 9 de junho de 2015

PRONATEC POO - Java Métodos de Classe

Exercícios

1) Primeira Versão. Defina uma classe chamada Retangulo1.
Esta classe deverá conter três métodos de classe (static): O método main e mais dois métodos: calculaArea() e calculaPerimetro(). Dentro do método main, declare duas variáveis inteiras: uma chamada base, à qual será atribuído o valor da base do retângulo, e a outra chamada altura, à qual será atribuída a altura do retângulo. Atribua à base o valor 5 e à altura o valor 3, por exemplo.
A saída do seu programa deverá ser:

A base do retângulo é 5.
A altura do retângulo é 3.
A área do retângulo é 15.
O perímetro do retângulo é 16.

Considerando-se que os valores da base e da altura sejam aqueles mencionados acima (se você atribuir outros valores a estas variáveis, os valores calculados deverão resultar diferentes).

O método calculaArea deve ser definido com dois parâmetros inteiros: Um para receber o valor da base e o outro para receber o valor da altura. Este método deve retornar a área do retângulo, que é calculada multiplicando-se a base pela altura. Semelhantemente, o método calculaPerimetro deve ser definido com dois parâmetros inteiros: Um para receber o valor da base e o outro para receber o valor da altura. Este método deve retornar o perímetro do retângulo, que é calculado somando-se o valor dos quatro lados do mesmo.

2) Segunda Versão. Escreva uma segunda versão para o programa do exercício 1 (renomeie a classe para Retangulo2), em que os métodos calculaArea e calculaPerimetro não tenham nenhum retorno. Os comandos para a impressão do valor da área do retângulo, bem como do valor do perímetro devem estar contidos nos respectivos métodos. Neste caso, renomeie-os para exibeArea e exibePerimetro, para que o nome dos mesmos fique compatível com a tarefa que executam. A saída do seu programa deverá ser a mesma mostrada acima, junto com o enunciado do exercício 1.

3) Terceira Versão. Nesta terceira versão chame a classe de Retangulo3. Renomeie as variáveis inteiras base para iBase e altura para iAltura e declare também no método main duas outras variáveis do tipo float fBase e fAltura, atribuindo a elas, respectivamente, os valores 6.0 e 4.0.
   
Da mesma forma como no exercício anterior, chame-os a partir do método main, de tal forma que a saída do programa agora deverá ser:

A base do retângulo int é 5.
A altura do retângulo int é 3.
A área do retângulo é 15.
O perímetro do retângulo é 16.

A base do retângulo float é 6.0.
A altura do retângulo float é 4.0.
A área do retângulo é 24.0.
O perímetro do retângulo é 20.0.

4) Quarta Versão. Crie agora uma outra versão do programa em que uma classe é definida com o nome de Principal (em um arquivo que deve ser salvo como Principal.java). A classe principal deve conter apenas o método main, dentro do qual você deve declarar, novamente como no exercício 1, duas variáveis inteiras: base e altura,

Crie uma outra classe chamada Retangulo4. Nesta classe devem ser definidos apenas os métodos calculaArea e calculaPerimetro que devem ter exatamente o mesmo comportamento dos métodos de mesmo nome do exercício 1.


No método main() da classe Principal você deve chamar os métodos calculaArea e calculaPerimetro da classe Retangulo4, de tal forma que a saída do programa deve ser idêntica ao exercício 1.
 

Charles Maquiavel

"Não há nada mais difícil do que se ter em mãos algo novo, nem nada mais perigoso do que conduzir por caminhos inéditos, ou incertos quanto ao sucesso, ao se tomar a dianteira na introdução de uma nova ordem das coisas."

Martha Gabriel

"Sábios nos encantam e estúpidos nos cansam. Os meios digitais apenas ampliaram o poder de ambos, mas a escolha de quem ouvir ainda é nossa."

Sou + vc na Estácio

A Universidade Estácio de Sá está com matriculas abertas para nosso próximo semestre 2016.3 EAD. Oferece 25% de desconto durante todo o primeiro semestre letivo. Não perca essa oportunidade!
Aproveite uma degustação, diversos cursos livres e grátis. Basta acessar o link: http://experimenteseusonho.com.br/Portal/Modules/Login/
 
Blogger Templates