sábado, 20 de junho de 2015

Questão Comentada - Prof Nelson Lage

Prezados diletos, hoje tivemos a realização da AV2 da disciplina Estatística Básica. A prova nacional integrada, em sua questão 9 da prova B, trouxe o seguinte enunciado:

Uma distribuição apresenta as seguintes estatísticas: desvio padrão igual a 1,5 e o coeficiente de variação de 2,9%. Determine a média de distribuição.

Para comentar essa questão, apresento o meu amigo Professor Nelson Lage (hisquifima.blogspot.com.br), que na minha humilde opinião é o melhor professor de Estatística da Estácio!

"O futuro das organizações e nações dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente." - Peter Drucker

Segue a resolução:

Uma distribuição apresenta as seguintes estatísticas: desvio padrão 1,5 e coeficiente de variação 2,9%. Determine a média.

Primeiramente vamos relembrar algumas definições necessárias à resolução:

COEFICIENTE DE VARIAÇÃO – relaciona o desvio padrão de um conjunto de valores à sua média. É a razão entre o desvio padrão e a média, multiplicado por cem. Desta forma é uma medida de variabilidade relativa. Matematicamente temos a seguinte relação:


DESVIO PADRÃO – é calculado através da raiz quadrada positiva da variância, ou seja,





VARIÂNCIA – esta medida quantifica a variabilidade ou o “espalhamento” ao redor da média das medidas. Seria como se calculássemos simplesmente a distância média das observações individuais a partir da média.

Mas vamos à resolução da questão:

Repare que o problema nos fornece os valores do Coeficiente da Variação e o Desvio Padrão. Sendo assim, a relação adequada para a resolução é a relação apresentada para o cálculo de CV:

Substituindo os valores fornecidos nos elementos da relação matemática teremos:


Desenvolvendo a equação, teremos:

X . 2,9 = 1,5 . 100

x = 

x = 

Que nos dá um resultado aproximado de 51,72  


Um comentário:

 

Charles Maquiavel

"Não há nada mais difícil do que se ter em mãos algo novo, nem nada mais perigoso do que conduzir por caminhos inéditos, ou incertos quanto ao sucesso, ao se tomar a dianteira na introdução de uma nova ordem das coisas."

Martha Gabriel

"Sábios nos encantam e estúpidos nos cansam. Os meios digitais apenas ampliaram o poder de ambos, mas a escolha de quem ouvir ainda é nossa."

Sou + vc na Estácio

A Universidade Estácio de Sá está com matriculas abertas para nosso próximo semestre 2016.3 EAD. Oferece 25% de desconto durante todo o primeiro semestre letivo. Não perca essa oportunidade!
Aproveite uma degustação, diversos cursos livres e grátis. Basta acessar o link: http://experimenteseusonho.com.br/Portal/Modules/Login/
 
Blogger Templates