quarta-feira, 18 de maio de 2016

GST0070 - A UPS CONCORRE GLOBALMENTE COM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

A United Parcel Service, — UPS —, a maior empresa do mundo em distribuição de encomendas por ar e por ter­ra, começou em 1907 em um cubículo de porão. Jim Case e Claude Ryan — dois adoles­centes de Seattle munidos de duas bicicletas e um telefone — prometiam "o melhor serviço e o preço mais baixo". A UPS usa essa fórmula de sucesso há mais de 90 anos.

Hoje, a UPS entrega mais de três bilhões de encomen­das e documentos por ano nos Estados Unidos e em mais de 200 outros países e territórios. A empresa tem consegui­do manter sua liderança nos serviços de entrega de peque­nas encomendas — mesmo com a concorrência acirrada da Federal Express e da Airborne Express —, investindo grandes recursos em tecnologia de informação avançada. Durante a década passada, a UPS aplicou mais de um bilhão de dólares por ano em tecnologia e sistemas para aprimo­rar o atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, manter os custos baixos e simplificar e alinhar suas operações como um todo.
Usando um computador de mão chamado Delivery Information Acquisition Device (DIAD), os motoristas da UPS registram a assinatura do cliente automaticamente, além de informações sobre retirada e entrega de encomendas e cartão de ponto. Em seguida, eles conectam o DIAD ao adaptador especial existente em seu caminhão — um dis­positivo que transmite informações e está ligado à rede de telefones celulares. (Motoristas também podem transmitir e receber informações usando o rádio interno do DIAD.) A informação de rastreamento da encomenda é então trans­mitida à rede de computadores da UPS para armazenagem e processamento pelos computadores centrais da empresa, localizados em Mahwah, Nova Jersey e Alpharetta, Geórgia. Daí em diante, a informação pode ser acessada mundial­mente e fornecer recibos de entrega aos clientes ou res­ponder a suas perguntas.

Por meio de seu sistema automático de rastreamento, a UPS pode monitorar as encomendas durante todo o pro­cesso de entrega. Em vários pontos ao longo da rota entre remetente e destinatário, um leitor de código de barras veri­fica informações de expedição contidas no rótulo do pacote, que são passadas para o computador central. O serviço de atendimento ao cliente pode verificar a situação de qualquer encomenda em seus computadores ligados aos computado­res centrais e responder imediatamente às perguntas dos clientes. Estes também podem acessar essa informação no site Web da empresa usando os próprios computadores ou equipamentos sem fio, como pagers e telefones celulares.

Quem tiver uma encomenda para enviar poderá acessar o site Web da UPS para rastrear encomendas, verificar ro­tas de entrega, calcular taxas de expedição, determinar o tempo de trânsito e programar uma data para a empresa retirar a encomenda. Qualquer empresa, em qualquer lugar, pode usar o site Web da UPS para contratar expedição de mercadorias e combinar a cobrança direta em sua conta bancária ou por cartão de crédito. Os dados coletados no site Web da UPS são transmitidos ao computador central da empresa e retornam ao cliente depois de processados. A UPS também fornece ferramentas que habilitam seus cli­entes — como a Cisco Systems descrita no estudo de caso no final deste capítulo — a incorporar a seus sites Web algumas funções da UPS, como rastreamento e cálculos de custo, de modo a poder rastrear encomendas sem precisar acessar o site da UPS. A empresa criou um novo serviço, denominado UPS Document Exchange, para entregar documentos empresariais eletronicamente usando a Internet. O serviço oferece alto grau de segurança e rastreamento para esses importantes documentos.

Recentemente, a UPS montou uma subsidiária chamada UPS e-Logistics para fornecer a empresas de Internet um pacote completo de serviços padronizados por um custo muito menor do que o de montar os próprios sistemas e infra-estruturas. A UPS e-Logistics oferece às empresas que optam por seus serviços uma rede de centrais de distribuição, armazenagem, processamento de pedidos, controle de estoque, serviços de transporte, gerenciamento de devoluções e centrais de atendimento ao cliente, para que elas possam se concentrar apenas em aceitar pedidos por seus sites Web.

Pergunta-se:
1)      Quais são as entradas, o processamento e as saídas do sistema de rastreamento de encomendas da UPS
2)       Quais foram as as tecnologias utilizadas? Explique .
3)       Qual a relação entre essas tecnologias e a estratégia empresarial da UPS?
4)       O que aconteceria se essas tecnologias não estivessem disponíveis?

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"Não há nada mais difícil do que se ter em mãos algo novo, nem nada mais perigoso do que conduzir por caminhos inéditos, ou incertos quanto ao sucesso, ao se tomar a dianteira na introdução de uma nova ordem das coisas."

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