A Herança perdida do Tesouro Java

Enfim, chegamos na Herança ! A cereja do bolo, o suprassumo dentre os conceitos Java, cujo principal objetivo é a reutilização de código.  Na herança, surge a figura da superclasse. Onde teremos os atributos e métodos comuns entre as classes. E a subclasse, também chamada de classe filha, fica com sua individualidade. Para isso, as classes precisam ter afinidade.

Segundo Deitel (2004), herança é o recurso utilizado para “criar uma nova classe a partir de uma classe existente, a nova classe herda os atributos e comportamento dessa classe existente”.

Herança, portanto, é a característica da Orientação a Objetos que permite derivar uma classe de outra já existente, aproveitando tudo que já existe na mesma, de forma a expandir (extends) a sua funcionalidade, especializando-a.

Então, é só isso ? Quase ! Além disso, temos agora a utilização do método super(). Com a finalidade de acessar e manipular valores default do construtor de sua superclasse.

Separei uma publicação, do site TI Expert, onde temos um exemplo da utilização da Herança. Acesse o link:http://www.tiexpert.net/programacao/java/heranca.php

Assim sendo, proponho que cada um comente e diga o que entendeu. Se possível, traga um exemplo de código.

Vamos lá !



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questão Comentada - Prof Nelson Lage

Classes(abstratas e concretas), Objetos, Métodos, Construtores, Vetor de Objetos e trabalhar o conceito de interface.

10 habilidades digitais que todo professor deve ter