GST0070 - Adm Sist Inf - Aula 2 - Atividade de interação

Com a globalização, tornou-se maior a competitividade no mercado e, com isso, a necessidade de ampliar o sistema de comunicação interno e externo e meios eficientes para aumentar a produtividade, com qualidade e precisão.

Para aperfeiçoar o relacionamento interno com os clientes as empresas veem se adaptando e aderindo cada vez mais aos recursos da tecnologia, em especial, os recursos da informática. Isso evidentemente, valorizando seus profissionais, investindo na área de recursos humanos e criando condições de aperfeiçoamento individual para assim cada integrante e colaborador da companhia contribuir para o sucesso pessoal e da organização.

Para administrar com eficiência, as empresas vêm utilizando cada vez mais sistemas de informações e recursos integrados diversos para a integração de pessoas, ambientes e tecnologia. Você como Gestor faz parte do recurso humano desta organização, e foi convidado gerenciar um sistema para a empresa. Que componentes de Sistema de Informação você necessita para desenvolver este sistema (escolha um sistema)? Discuta cada um deles.

Suponha que este sistema tenha inter-relacionamento com outros níveis da empresa. Quais as informações necessárias pra cada nível? Desenvolva e discuta cada uma delas.

Acesse aqui o conteúdo da nossa próxima aula

Comentários

  1. Prezado aluno. tem sim ! Acesse a aba Material de Aula e identifique sua disciplina ! Um abraço !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. G.P.S:

    O gps contém os seguintes Tipos de Sistema:

    Sistema operacional - Destino, origem da localização atual, Tipo de locomoção ( carro , ônibus )

    Sistema gerencial - Calcular a rota , pedágios e acidentes

    Sistema estratégico - Interação dos usuários em tempo Real sobre qualquer tipo de informação (WAZE)

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, professor!

    Sistema de estoque de Supermercados

    Nível Operacional:
    Acompanhamento de pedidos
    Recebimento de mercadoria
    Entrada e saída de estoque/caixa

    Nível Gerencial:
    Gerenciamento de vendas
    Analise das vendas
    Gerenciamento do caixa
    Análise de preços e lucratividade
    Planejamento de compras/Fornecedores

    Nível Estratégico:
    Previsão de tendências de vendas
    Previsão do orçamento
    Planejamento do lucro



    ResponderExcluir
  6. Monitoramento das Rodovias

    SPT – Sistemas de Processamento de Transação
    Velocidade permitida na rodovia
    A sinalização da rodovia

    SIG - Sistemas de Informação Gerencial
    Monitorar a quantidade de infrações cometidas pelos motoristas
    Acompanhamento dos índices de acidentes na estrada
    Locais adequados para instalação dos radares e determinadas sinalizações
    Instalação de Pedágios

    SIE - Sistemas Estratégicos
    Aferição dos radares
    Adicionar novas placas de sinalização de acordo com mudanças que ocorram na estrada
    Fazer mudanças na estrada de acordo com o fluxo e análise de informações (aumento ou redução da velocidade permitida)

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Rafael.
    Máquina de Cartão de Crédito.
    SPT - Sistema de processamento e transação (Processos rotineiros, provem informações operacionais.
    SIG – Sistema de informação operacional (Informação mais complexa, provem informações gerenciais)
    SIE – Diferencial competitivo (Visão a atender a demanda da direção das empresas ).
    - SISTEMA OPERACIONAL -> Forma de pagamento. ( débito ou crédito ).
    - SISTEMA GERENCIAL -> Bandeira. ( Mastercard, Visa, Elo... etc)
    - SISTEMA ESTRATÉGICO -> Minha máquina aceita parcelamentos em até 15X sem juros algum, liberação do pagamento após a entrega do produto. ( Pagseguro )

    ResponderExcluir
  8. Sistema de Compras

    O sistema de compras tem o objetivo de facilitar a gestão de compras, desde a requisição de produtos, cotação de preços, emissão do pedido, controle de recebimento dos materiais, qualidade dos produtos.
    O sistema Operacional verifica a necessidade de solicitação desses materiais, faz a cotação de preços, descrição dos produtos.
    O sistema Gerencial decidi onde adquirir os produtos, qual a forma de pagamento, monitoramento de entrega ( se está dentro do prazo estabelecido ou se está com atraso) .
    O sistema Estratégico defini o melhor custo benefício, em qualidade do produto e valor, durabilidade, garantia do produto, defini que empresa prestou melhor assistência no pós compra, ou seja, direciona quais os rumos que a empresa irá tomar

    ResponderExcluir
  9. Empresa: LIFE ECOL
    Tipo de serviço: DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS DESCARTÁVEIS.
    Este negócio é fundamentado na revenda de produtos e equipamentos para limpeza.
    Conheça os produtos: https://pt-br.facebook.com/lifeecoldistribuidora
    • Que componentes de Sistema de Informação você necessita para desenvolver este sistema (escolha um sistema)? Discuta cada um deles.
    Todos os sistemas de informação são necessários para desenvolver o sistema deste negócio.
    SPT (Sistema de processamento de transação) – “compras” exemplo citado na aula.
    Esse é um método rotineiro na empresa, pois, uma distribuidora depende integralmente de comprar os produtos para que possa vendê-los, este é um processo rotineiro que é realizado semanalmente, senão diariamente. Gerido pela parte operacional da empresa.
    SIG (sistemas de informação gerencial) – “cartão de crédito” exemplo citado na aula.
    Este sistema é composto das informações gerais fornecidas aos gerentes e supervisores, no exemplo citado na aula, a empresa do cartão de crédito possui um perfil do seu cliente sabendo a base de gastos e sabe como funciona o comportamento dele para futuras fiscalizações e atualizações.
    Na empresa deste meu trabalho, LIFE ECOL, ter as informações é muito necessário e funciona similarmente ao método da empresa de cartão de crédito, mas aqui não são registrado somente valores, a empresa observa o valor gasto, as mercadorias compradas ( tópico que irá ser o mais importante, tema principal do meu trabalho e que será fundamentado no próximo tópico “ SIE”), o tempo que necessita para realizar o pagamento, que tipo de horário necessita para a entrega, o período e a frequência em que o material é comprado.
    SIE (Sistemas estratégicos) – “estoque” exemplo citado no material da aula 2.
    Este é um diferencial competitivo, visando atender à demanda da direção das empresas. Este é o sistema mais importante da empresa, pois precisa ser bem planejado, sabendo quanto se tem em estoque se saberá quanto deve ter que comprar para manter o giro do sistema estoque.

    Os sistemas funcionam interligados, pois um necessita da informação do outro para ser efetuado.
    STP (compras) depende do -> SIE (estoque – saber quanto tem em estoque para comprar o necessário).
    SIE depende do -> SIG (saber as informações dos clientes para registrar o que precisa ter em estoque e assim comprar)
    A empresa funciona integrada onde, mesmo que um sistema seja mais importante (neste caso o SIE) um depende do outro para ser realizado e fazer o funcionamento da organização.·.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ingrid !

      A informação em um nível pode ser usada como dado em um nível superior. Os SI integrado provêm informações a todos os níveis da organização. Para que estes SI atendam as expectativas é necessário que os dados tenham qualidade, e sejam sempre monitorados.

      Observe o exemplo de um sistema da rede bancária, onde identificamos as informações de cada nível:

      Operacional: caixa, caixa eletrônico, abertura de contas, contratos, balanço de um cliente.

      Gerencial: balanço da agência, clientes mais rentáveis (pessoa física e jurídica).

      Estratégico: Balanço do banco, desempenho de produtos, desempenho do banco comparado ao mercado.

      Att

      Excluir
  10. SISTEMA DA EMPRESA

    Dependendo do risco ao qual o funcionário está exposto em seu ambiente de trabalho, o Médico Coordenador terá que coletar informações (Exames Laboratoriais) dos empregados da organização.

    SPT-SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÃO (coleta de dados)

    Exame Admissional - deverá ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades.

    SIG-SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (informação mais complexa)

    Exame periódico: Anual, quando menores de 18 e maiores de 45 anos.
    A cada dois anos, para os trabalhadores entre 18 e 45 anos.

    • Exame de sangue
    • Urina
    • Fezes
    • Acuidade Visual
    • Raios-X,
    • Psicotécnico
    Com os Exames Laboratoriais é possível a constatação de vários problemas (diabetes, disfunções renais, problemas de coagulação sanguínea, disfunções vasculares, presença de metais pesados no organismo, anemia, existência de vírus, bactérias, e micoses no corpo).

    SIE SISTEMA ESTRATÉGICO (diferencial competitivo)

    Finalidade do exame:
    • Verificar o estado de saúde do trabalhador ao entrar na empresa.
    • A redução de acidentes
    • Garantia de empregados mais adequados à função.
    • Evitar as implicações legais pela falta de atendimento à sua obrigatoriedade, (verificar que o empregado não adquiriu aquela doença no trabalho, ou seja ele já estava doente antes de trabalhar, sendo assim a empresa não tem obrigação de pagar o seguro doença).

    ResponderExcluir
  11. Bom dia professor Rafael Monteiro .

    Aluno: yohan narcizo frisso Mat- 201301001538

    Venho fazer o trabalho sobre agencia de automóveis no qual destinamos os nossos produtos a locações e vendas .
    Primeiro sistema ou SPT( sistema de processamento de transação), destinado a pessoas que entram em nossas lojas para fazer coisas rotineiras como locação de veículos. (processos rotineiros – provem de informações de cunho operacional)
    Segundo sistema ou SIG(Sistemas de informações gerenciais) , destinado a compra de veículos. informações mais complexa – provem de informações gerenciais aos supervisores e gerentes.
    Terceiro sistema ou SIE (sistema estratégico), destinado a grandes transações como compra e locação em grande quantidade da frota. diferencial competitivo - visam a atender a demanda da direção das empresas (diretores e presidentes)

    ResponderExcluir
  12. Movimentação em um escritório de advocacia.
    SPT: Recebimento de processos físicos e virtuais, marcação de audiências.
    SIG: Tomada de estratégia de acordo com o tipo de processo, negociação com réus e autores.
    SIE: Informações do andamento do processo, informações de custos com andamento dos processos.

    O SPT, dará todas as informações iniciais necessárias a abertura do processo.
    O SIG, no SIG, os advogados decidirão qual a melhor estratégia tomar para ganhar o processo, seja fazendo um acordo até tomando uma posição mais agressiva.
    No SIE, os sócios darão autorização para o custeio e prosseguimento do caso, analisando o faturamento futuro e as chances de ganho de causa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questão Comentada - Prof Nelson Lage

Classes(abstratas e concretas), Objetos, Métodos, Construtores, Vetor de Objetos e trabalhar o conceito de interface.

10 habilidades digitais que todo professor deve ter