segunda-feira, 14 de setembro de 2015

GST0070 - Estudo de Caso - Aula 4


"A história da Amazon ilustra algumas das maneiras pelas quais os sistemas de informação ajudam as empresas a competir", assim como a dificuldade de manter uma vantagem competitiva nos dias de hoje. 

Quando Jeff Bezos e seus sócios abriram a empresa, a Internet dava seus primeiros passos. Eles foram uns dos primeiros a vender pela rede. 

Como a Amazon procurou resolver os problemas de custos, gerados com a implantação de sua estratégia: de superloja on-line?

Baixe aqui o Estudo de Caso Amazon

30 comentários:

  1. Através da venda pelo site o cliente tem fácil acesso aos produtos. Com isso a Amazon não precisava manter uma grande quantidade de estoque, vendedores, aluguel de lojas...

    Igor Rodrigues Castricini

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  2. A proposta inicial da Amazon era vender livros mais baratos enviados pelo correio e ao mesmo tempo oferecer serviços por valores mais elevados, contudo essa estratégia não garantia a lucratividade esperada, apesar de ser firmado como uma das maiores varejistas na Internet. Uma as soluções encontradas para baixar os custos foi utilizar-se do sistema na Extranet, onde seus fornecedores tinham acesso a informações sobre o estoque, dessa forma era mantido um estoque mínimo e quando alcançado o volume mínimo os fornecedores enviavam reposição.
    Outra solução foi cobrar pela exposição de outras empresas em sua "vitrine virtual", além de investir sempre em novos produtos e serviços.
    Daniele Roos Araujo da Silva

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  3. Um dos princípios da Amazon é conhecer muito bem seu cliente.
    Uma vez logado, o site reconhece o usuário e acrescenta à página com as últimas buscas e características pessoais. Utilizando o "Rastreamento de Cliente" o usuário libera a inclusão de um cookie, e a partir desta instalação passa a receber anúncios e ofertas de sua preferência.
    O funcionamento do sistema está dividido em três funções principais: extrair, transformar e carregar dados. Desta maneira os usuários podem descobrir e pesquisar sobre qualquer coisa, apenas navegando na internet.

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  4. Ela procurou maneiras de reorganizar seus negócios, de uma forma que reduzia seus custos operacionais cobrando das empresas utilizando a forma online e inovando sempre seus novos produtos. E tendo como um dos seus principais objetivos é ter o conhecimento geral do seu cliente.

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  5. Com a globalização da Internet. Amazon enxergou a oportunidade de vende não só apenas um livro é sim vários produtos.um cliente que procura um livro para compra tem outras necessidade de consumo,ex:produtos eletrônico,e outros com o sistema de informação ela teve a ideia de aumentar o leque de produtos,facilitando a vida do cliente e fidelizando,é tornando-se uma das gigantes do ramo de vendas online.

    Fabricio Dos Santos Gonçalves

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  6. Com a venda inicial de livros, o site buscava vender produtos a preço de custo. Com o passar dos anos e o sucesso do site, a empresa Amazon buscou novos mercados, oferecendo produtos que antes não estavam disponível, mantendo um estoque minimo, assim não gerava custos ocasionados pelo armazenamento dos produtos a serem oferecidos.
    Além de proporcionar um acesso prático e rápido na realização das compras, o que aumenta a quantidade de clientes pela acessibilidade que o site proporciona.

    Marcela Souza dos Santos 201301210374

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  7. Inicialmente, com a venda online de livos operando com um estoque não necessariamente considerável... Em seguida, Inovando com relação ao atendimento personalizado ao cliente a partir de sua segunda compra, na intenção de fidelizar seus clientes.

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  8. Com uma constante evolução em se tratando de E-BUSINESS amazon.com ao longo dos anos personalizou e aperfeiçoou seu processo de venda de forma a atrair novos consumidores trazendo também segurança nas transações pela internet que ate então era vista com insegurança ganhando cada vez mais espaço no mercado vendendo os mais variados produtos aumentando o lucro de forma a absorver os custos. Lembrando também que por ser uma loja online a amazon deixa de ter uma série de custos que haveria se a mesma fosse em um espaço físico.

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. No princípio a Amazon.com começou com uma livraria virtual, e logo alargou seu negócio criando à venda de música, filmes, artigos eletrônicos entre outros. Essa ação aumentou sua presença na Internet, mas também elevou os custos. A fim de solucionar seu novo conjunto de problemas, a Amazon procurou maneiras de reorganizar seu negócio e, assim, reduzir os custos operacionais, além disso, passou a cobrar outras empresas pelo uso de sua vitrine on-line. Ela manteve seu estoque menor e a cada passo que esse estoque se esgotava, a empresa através do sistema de extranet entrava em contato com os fornecedores para repor os estoques. Assim reduzia seus custos não sendo necessário manter grandes estoques e inovando com novos produtos, além de manter sua imagem de qualidade e bons serviços.

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  11. A principio a ideia seria bem simples, vender mais barato do que as livrarias, sem perder em qualidade e competividade, e deu certo por bastante tempo já que uma loja on line tem menos custos que uma física. Mas só vender livros não daria o lucro massivo como esperado, mas através de uma vasta diversificação de produtos a venda foi o primeiro passo para se transformar em uma super loja on line.
    O passo seguinte seria cobrar de outros sites o direito de expor seus produtos em seus domínios. O que ajudou a equilibrar a balança dos custos já que isso aumentou a visibilidade e lucratividade da empresa.


    Joao vitor Duarte 201301236233

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  12. A Amazon, utilizou serviços mais dinâmicos e com qualidade superior, oferendo facilidade, agilidade,conforto e menores preços aos seus clientes, o que ampliou o seu número de clientes e a impressa aproveitou o sistema para através do seu banco de dados criar uma relação de fidelidade com o cliente. E ao ganhar a confiança das outras empresas passou a cobrar para ser vitrine dos seus produtos.

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  13. Estudo de Casos (14/09/2015)
    A Amazon veio com uma visão de vender livros, porém na década de 90 a internet e os sistemas de informações não eram acessíveis a todas as empresas. O crescimento do comércio eletrônico ocorreu com a coleta de processamento de transações no qual os dados coletados foram usados para seu crescimento.
    Tudo que é novo deve ser conquistado, a Amazon coletava dados bruto e implantava um melhor acesso a internet para seus clientes.
    Esses dados mostraram quais produtos eram mais vendidos, o que o cliente costumava a comprar etc. Através disso era criado promoções, sugestões e facilidade de compra para o usuário.
    Como o tempo a Amazon foi vendendo outros produtos e os sistemas de informações foram se aprimorando. Os dados através do SIG, SAD e SIE foram mostrando caminhos para crescimento de vendas, estratégias, dados para tomada de decisão.

    Mariane Ramos de Souza Lima.
    Matrícula: 2011.0204408-3
    Penha Aparecida Vieira de Andrade
    Matrícula: 2012.0176784-9

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  14. A empresa fornece vários recursos de pesquisas e opções, permitindo que os clientes selecione os produtos que desejam e com esse método facilitar as compras. A amazon opera com servidores seguros que protegem as informações dos usuários, com isso ganhando credibilidade dos clientes, aumenta cada vez mais seu espaço no mercado.
    Ana Paula Guedes Marcolino - 201301794295
    Aline meireles dos santos - 201301000371
    Cintia rodrigues - 201301870358

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  15. A empresa Amazon.com melhorou seus custos com propostas inovadoras, usando a tecnologia a seu favor, com novos modelos de compras online. Através do Processamento Analítico Online, a empresa traçou os perfis de seus clientes e suas tendência de compras, e com essas informações complementou o seu sistema de compras, tornando-o rápido e de fácil acesso, facilitando as compras para seus clientes gerando maior rentabilidade para a empresa.

    Amanda Chaves da Silva
    Juliana Ricette Pereira

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  16. Com os avanços tecnológicos e a disseminação da internet, o comportamento dos consumidores vêm mudando. A facilidade de comprar em sites pela internet vem ficando cada vez mais evidente. Com isso o cliente tem mais tempo para tomar suas decisões e um portfólio maior de produtos que muitas vezes não são encontrados em lojas físicas. Com o passar do tempo cada vez mais ira aumentar essa procura.

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  18. A Amazon, para se torna uma super loja online ela teve que superar desafios, reorganizar seu negócios para reduzir custos operacionais para ter preços acessíveis. Viram qual eram as necessidades dos clientes e com isso usaram os sistemas disponíveis para dá as informação necessárias com facilidades as seus clientes. E para aumentar a sua lucratividade cobra a outras empresas uma taxa para exporem seus produtos.
    Aluna:Jessica Ezequiel da Silva 201301226441

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  19. Procurou maneiras de reorganizar seu negócio, reduzindo os custos operacionais, passando a cobrar outras empresas pelo uso de sua vitrine on-line, além de continuar inovando com novos produtos.

    Maicon Roubert Peixoto da Cruz
    Mat: 201201691206

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  20. Inicialmente a Amazon seria para somente vender livros, mas aumentou o mix de produtos assim também aumentando as vendas.
    E de forma estratégica, ao fazer a compra o cliente, a Amazon guardava todos as informações do cliente para que assim que ele voltar,
    além dos dados do pagamento os dados de compras são utilizados para fazer ofertas de acordo com o gosto do cliente. Além de que o cliente tem grande facilidade de encontrar os produtos no site.
    Nome: Teodósio Felipe Holanda Lovera
    Mat.: 200701214611

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  21. A Amazon inovou seus negócios, com atendimento inteligente ao cliente reduzindo os custos de uma loja física.
    Criou mecanismos de pesquisa e preferencias dos seus clientes, passou a ter menores estoques reduzindo os custos.

    Kamilla Sales Duarte 201202208444
    Carla Alves 201202117724

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  22. A Amazon inovou quando decidiu montar a loja online com a internet dando os seus primeiros passos. Com a loja virtual, a empresa reduziu os custos que teria com lojas físicas, empregados e despesas das lojas e gastos com estoque.
    Sem contar que oferece ao seu público alvo, a comodidade de comprar sem sair de casa, e receber sem precisar fazer nenhum esforço.

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  23. Ela reduziu custo com funcionários que por sinal serim muito,deixou tudo muito pratico para seus clientes pratico e ágil pois eles podem acessar loja em qualquer lugar e fazer suas compras com a segurança e confiabilidade que o pedido vai chegar no próprio site ‘loja’que já tem a tendência do cliente isso facilita bastante.

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  24. A estrategia da Amazon ampliou suas possibilidades de vendas aos clientes, personalizou a pagina ao cliente trazendo facilidade de acesso ao mesmo.
    Essa personalização atrai os clientes pois traz a simplificação como especificações do produto, disponibilidades e informações de entrega, preços, histórico de vendas, revisões e descrições aprofundadas sobre o produto. Atrai o cliente trazendo todas as informações de dados do produto e venda.
    Uma vez cliente a Amazon personaliza seu login com acesso total de dados, de compras anteriores e possíveis opções de compra dentro de seu perfil, criando um perfil um a um.
    Também se tem a possibilidade de reutilizar informações de pagamento através do sistema Click SM, ou para os que não se sentem a vontade de liberar seus dados financeiros tem a possibilidade de contato com o departamento de serviços.

    Todas essas opções traz ao cliente a simplicidade de efetuar suas compras aumentando assim a demanda da empresa que já está a muito tempo nesse ramo, já que foi uma das primeiras empresas a implementar esse tipo de venda on line.

    Matricula 201201728428

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  25. Originalmente, o Amazon.com servia como revendedor de livros enviados pelo correio. Decidindo ampliar seus serviços a empresa criou uma estratégia de implementação. Acredito que a vantagem principal dela foi começar com um custo baixo se comparado a outras empresas. De que forma foi esta vantagem? A empresa economizou, pois não precisa de um espaço físico para vender seus produtos e consequentemente diminuiu boa parte do custo. Acredito que a principal característica que a deixou mais “popular" foi à proximidade com o cliente. Na loja online, inovou o método de venda como: a personalização do cliente (o site registra as transações e compras anteriores traçando melhor o perfil do usuário podendo oferecer produtos para aquela categoria) e criaram um sistema de “1-clickSM" que ajuda a agilizar a compra.
    Essas facilidades de compra e personalização, trazendo o cliente mais próximo serviu muito para que a empresa crescesse e torna-se eficaz o investimento inicial de sua estratégia.

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  26. Como a Amazon.com foi uma das pioneiras de venda online os seus custos eram variáveis, pois ao mesmo tempo de diminuir os seus custos em lojas físicas a curto prazo, com empregados e não se sabia se essa estratégia de venda online chamaria os clientes aumentando assim sua vendas, pois seu site tinha uma agilidade ao cliente, registrando transações anteriores podendo ser resgatadas para uma nova compra,
    criando o sistema 1clickSM facilitando assim a compra do cliente.

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  27. Foi uma das primeiras companhias com alguma relevância a vender produtos na Internet. Amazon inclui, igualmente, a Alexa Internet, A9.com, e a Internet Movie Database (IMDb).
    O site mais conhecido que realiza B2C é o Amazon.com, cujos desenvolvimentos em TI receberam patentes nos Estados Unidos, o que os mantém à frente da competição. Este fato é decorrente da revisão continuada do modelo de negócio realizada pelo portal, a fim de aprimorar a experiência do cliente. Os clientes podem, por exemplo, personalizar suas contas na Amazon e gerenciar pedidos online com o recurso patenteado "One-Click". Além disso, a Amazon incluiu serviços e fez alianças para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Investe muito em sua infraestrutura de TI, os quais muitos de seus componentes foram patenteados.

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  28. A Amazon procurou inovar, e também ofereceu ao cliente mais comodismo para aquisição do produto , pois o site facilita a compra , além da empresa manter o registro dos clientes guardados , então ela oferece ao cliente sugestões para compra . Ela investe em compras online , além de ser mais barato é mais cômodo para o cliente.

    Tatiana Celia Farias
    201301708585

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