Questão 1
A tabela abaixo mostra a distribuição de peso de 30 jogadores de futebol.
60 49
77 72 75
66
|
62 48
53 55 56
76
|
50 61
54 58 62
72
|
75 56
54 62 65
68
|
58 74
58 60 52
48
|
Considerando a tabela acima, determine:
a) O limite superior da primeira classe;
b) O limite inferior da quarta classe;
c) O ponto médio da terceira classe;
d) A frequência relativa da quinta classe;
e) A frequência relativa acumulada da quarta classe;
f) A
Média Aritmética.
Resolução
A primeira coisa a ser feita, é identificar qual o tipo da variável observada. Temos os dados brutos (dados desordenados), onde identificamos uma variável quantitativa contínua. Agora, podemos criar nosso ROL, ou seja ordenar os dados coletados em ordem crescente:
ROL
48 53 56
60
65 74
|
48 54 58 61 66
75
|
49 54 58 62
68 75
|
50 55 58 62
72 76
|
52 56 60 62
72 77
|
Próximo passo, identificar o número de classes e seu intervalo. Visto que, por se tratar de uma variável contínua, a tabela de distribuição de frequência deverá ser representa por intervalo de classes. Para isso, a forma mais simples é achar o valor de k, encontrado através k = Ön. Onde n, é o número de elementos.
k = Ön .: k = Ö30 .: k = 6
Encontrado o k, teremos 6 classes em nossa distribuição.
Para achar a amplitude, ou seja o intervalo, podemos proceder de duas formas:
1 - dividimos 30 por 6;
2 - encontramos um número que multiplicado por 6 seja 30.
Agora, já temos o intervalo = 5
Podemos montar nossa tabela de distribuição de frequência. Mas atenção, o limite inferior (l) da primeira classe, deverá ser o primeiro elemento encontrado no ROL, ou seja 48.
Classes | Interv Classes | Colunas1 | Colunas2 | fi | Fi3 | fri | FRi4 | xi | xifi |
1 | 48 | |- | 53 | 5 | 5 | 16,67 | 16,67 | 50,5 | 252,5 |
2 | 53 | |- | 58 | 6 | 11 | 20 | 36,67 | 55,5 | 333 |
3 | 58 | |- | 63 | 9 | 20 | 30 | 66,67 | 60,5 | 544,5 |
4 | 63 | |- | 68 | 2 | 22 | 6,67 | 73,34 | 65,5 | 131 |
5 | 68 | |- | 73 | 3 | 25 | 10 | 83,34 | 70,5 | 211,5 |
6 | 73 | |- | 78 | 5 | 30 | 16,67 | 100,00 | 75,5 | 377,5 |
a) O limite superior ( L ) da primeira classe: 53
b) O limite inferior ( l ) da quarta classe: 63
c) O ponto médio ( l + L ) / 2 da terceira classe: 60,5
d) A frequência relativa da quinta classe: 10%
e) A frequência relativa acumulada da quarta classe: 73,34
f) A Média Aritmética: 61,66
Os dados a
seguir foram obtidos em indivíduos contaminados pelo veneno de um certo tipo de
inseto e submetidos a tratamento. A variável de interesse Recuperação é
definida como o tempo (em horas) entre a administração do tratamento e a
recuperação do indivíduo. Os valores de Recuperação são os seguintes: 3, 90,
23, 46, 2, 42, 47, 37, 12, 51, 11, 1, 3, 3, 45, 3, 4, 11, 2, 8, 56, 39, 22, 16,
5 e 52.
Considerando a tabela acima, determine:
a) O limite superior da segunda classe.
b) O limite inferior da quarta classe.
c) O ponto médio da terceira classe.
d) A frequência relativa da quinta classe.
e) A frequência relativa acumulada da quarta classe.
Resolução
Após identificar qual o tipo da variável observada. Temos os dados brutos (dados desordenados), onde identificamos uma variável quantitativa contínua. Agora, podemos criar nosso ROL
1
|
2
|
2
|
3
|
3
|
3
|
3
|
4
|
5
|
8
|
11
|
11
|
12
|
16
|
22
|
23
|
37
|
39
|
42
|
45
|
46
|
47
|
51
|
52
|
56
|
90
|
Para identificar o número de classes, a forma mais simples é achar o valor de k, encontrado através k = Ön. Onde n, é o número de elementos.
Para o intervalo, podemos identificar e Amplitude Total:
AT = maior elemento do ROL - menor elemento do ROL, em seguida dividimos o resultado pelo valor de k.
AT = (90 - 1) / 6 = 15
Agora, é só montar a Tabela:
Classes
|
Interv Classes
|
fi
|
Fi
|
fri
|
FRi
|
1
|
01
|- 16
|
13
|
13
|
50,00
|
50,00
|
2
|
16
|- 31
|
3
|
16
|
11,54
|
61,54
|
3
|
31
|- 46
|
4
|
20
|
15,38
|
76,92
|
4
|
46
|- 61
|
5
|
25
|
19,23
|
96,15
|
5
|
61
|-76
|
0
|
25
|
0,00
|
96,15
|
6
|
76 |- 91
|
1
|
26
|
3,85
|
100,00
|
a) 31 b) 46 c)
38,5 d)
0,0 e)
96,15
k = 6
Questão 3
O conjunto de dados abaixo, embora
pequeno, não permite uma visão global da
safra de pêssegos). A distribuição de freqüência facilitará a visualização e
entendimento.
Fazer a tabela de freqüência e o histograma para o conjunto de
dados abaixo, onde estão relacionados os dados da safra de 40 pessegueiros.
Safra
anual de 40 pessegueiros
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Etapas
para construção:
1 - Determinar o intervalo total dos
dados;
2 - Determinar o número K de
classes;
3 - Calcular a amplitude da classe;
4 - Construir uma tabela de freqüências;
6 – Calcular a média;
7 – Calcular a Moda;
8 - Calcular a Mediana;
Resolução:
ROL
3,2 | 6,1 | 10,0 | 12,5 | 14,8 | 16,4 | 19,1 | 25,0 |
3,5 | 7,4 | 10,7 | 12,6 | 15,1 | 16,4 | 21,0 | 26,2 |
4,4 | 7,8 | 11,1 | 12,9 | 15,8 | 18,1 | 22,3 | 27,5 |
4,7 | 8,1 | 11,2 | 13,7 | 16,0 | 18,5 | 22,6 | 32,4 |
6,0 | 9,2 | 12,2 | 14,5 | 16,2 | 19,1 | 23,5 | 32,8 |
k = 6
amplitude = AT = (32,8 - 3,2) / 6 = 5
Classes | Intervalo de classes | fi | Fi | fri | Fri | xi | xifi | ||
1 | 3,2 | Ⱶ | 8,2 | 9 | 9 | 22,5 | 22,5 | 5,7 | 51,3 |
2 | 8,2 | Ⱶ | 13,2 | 9 | 18 | 22,5 | 45 | 10,7 | 96,3 |
3 | 13,2 | Ⱶ | 18,2 | 10 | 28 | 25 | 70 | 15,7 | 157 |
4 | 18,2 | Ⱶ | 23,2 | 6 | 34 | 15 | 85 | 20,7 | 124,2 |
5 | 23,2 | Ⱶ | 28,2 | 4 | 38 | 10 | 95 | 25,7 | 102,8 |
6 | 28,2 | Ⱶ | 33,2 | 2 | 40 | 5 | 100 | 30,7 | 61,4 |
Resolução da questão, alunas Carla Critina e Raiane Toledo, turma 3047.
ROL
ROL
Tabela de distribuição de frequência
Média / Moda e Mediana
Aguardo os comentários e dúvidas
Questão 5
Uma distribuição apresenta as seguintes estatísticas: desvio padrão igual a 1,5 e coeficiente de variação 2,9%. Determine a média da distribuição.
Resolução
Podemos caracterizar a dispersão ou variabilidade dos dados em termos relativos a seu valor médio, medida essa denominada coeficiente de variação (CV), tem a formula:
ou seja, é o resultado da divisão do desvio padrão pela média.
O enunciado da questão, oferece como informações, o desvio padrão: 1,5 e o coeficiente de variação: 2,9%. Precisamos substituir os valores, teremos:
2,9 = 1,5 / media x 100
Isolamos da média e mudamos o valor do CV de lado, com isso:
media = 150 / 2,9
Efetuando a operação, teremos como resultado a média: 51,72
Resolução
Podemos caracterizar a dispersão ou variabilidade dos dados em termos relativos a seu valor médio, medida essa denominada coeficiente de variação (CV), tem a formula:
ou seja, é o resultado da divisão do desvio padrão pela média.
O enunciado da questão, oferece como informações, o desvio padrão: 1,5 e o coeficiente de variação: 2,9%. Precisamos substituir os valores, teremos:
2,9 = 1,5 / media x 100
Isolamos da média e mudamos o valor do CV de lado, com isso:
media = 150 / 2,9
Efetuando a operação, teremos como resultado a média: 51,72
Cadê nosso ponto de participação? (Carla e Raiene)
ResponderExcluirBoa iniciativa! Com certeza, o ponto de participação está garantido !!!!
ResponderExcluirShow de bola professor!!!!! - Carla Cristina
ResponderExcluirObtive resultados diferentes na questão 4
ResponderExcluirObtive resultados diferentes na questão 4
ResponderExcluirnºclasse int.de classe fi FI xi xifi
ResponderExcluir1 1,570 |--1,874 2 2 1,722 3,444
2 1,874|--2,178 7 9 2,026 14,182
3 2,178|--2,482 10 19 2,33 23,3
4 2,482|--2,786 17 36 2,634 44,778
5 2,786|--3.090 19 55 2,938 55.822
6 3,090|--3,394 24 79 3,248 77.808
7 3,394|--3,698 9 88 3,546 31,914
8 3,698|--4,002 8 96 3,85 30,8
9 4,002|--4,306 3 99 4,154 12,462
10 4,306|--4,610 1 100 4,458 4,458
Fórmula : 3.090+[100 -55] *0,304=3.090+5*0,304=8,394
_____ _____
2 24 =0,349
foi o que eu consegui desenvolver até agora ! socorro mds !
nºclasse int.de classe fi FI xi xifi
ResponderExcluir1 1,570 |--1,874 2 2 1,722 3,444
2 1,874|--2,178 7 9 2,026 14,182
3 2,178|--2,482 10 19 2,33 23,3
4 2,482|--2,786 17 36 2,634 44,778
5 2,786|--3.090 19 55 2,938 55.822
6 3,090|--3,394 24 79 3,248 77.808
7 3,394|--3,698 9 88 3,546 31,914
8 3,698|--4,002 8 96 3,85 30,8
9 4,002|--4,306 3 99 4,154 12,462
10 4,306|--4,610 1 100 4,458 4,458
ACHO QUE FICOU MEIO CONFUSO (RS)
ResponderExcluirBom dia Laís, compartilhe a sua solução da questão ! Att
ResponderExcluirBom dia Karine, sem problema ! Você encontrou valores diferentes? Att
ResponderExcluirAndré, Bia e Raquel. Turma 1012(eu acho)
ResponderExcluirResolução
Intervalo de classes: 1,570 - 1,874; 1,874 - 2,178; 2,178 - 2,482; 2,482 - 2,786; 2,786 - 3,090; 3,090 - 3,394; 3,394 - 3,698; 3,698 - 4,002; 4,002 - 4,360; 4,360 - 4,610
xi: 1,722; 2,026; 2,330; 2,634; 2,938; 3,242; 3,546; 3,850; 4,181; 4,485
fi: 2; 6; 12; 16; 17; 25; 10; 7; 3; 2 =100
Fi: 2; 8; 20; 36; 53; 78; 88; 95; 98; 100
fri: 2; 6; 12; 16; 17; 25; 10; 7; 3; 2
Fri: 2; 8; 20; 36; 53; 78; 88; 95; 98; 100
xifi; 3,444; 12,156; 27,960; 42,144; 49,946; 81,050; 35,460; 26,950; 12,543; 12,543; 8,970 = 300,623
Média: 300,623/100 = 3,00623
Moda: 3,242, unimodal.
Mediana: 3,090 + ( [ { 100 / 2 - 53 } * 0,304 ] / 25 ) = 2,7252
Corrigido ^^
ExcluirAndré, Bia e Raquel. Turma 1012(eu acho)
Resolução
Intervalo de classes: 1,570 - 1,874; 1,874 - 2,178; 2,178 - 2,482; 2,482 - 2,786; 2,786 - 3,090; 3,090 - 3,394; 3,394 - 3,698; 3,698 - 4,002; 4,002 - 4,360; 4,360 - 4,610
xi: 1,722; 2,026; 2,330; 2,634; 2,938; 3,242; 3,546; 3,850; 4,154; 4,458
fi: 2; 6; 12; 16; 17; 25; 10; 7; 3; 2 =100
Fi: 2; 8; 20; 36; 53; 78; 88; 95; 98; 100
fri: 2; 6; 12; 16; 17; 25; 10; 7; 3; 2
Fri: 2; 8; 20; 36; 53; 78; 88; 95; 98; 100
xifi; 3,444; 12,156; 27,960; 42,144; 49,946; 81,050; 35,460; 26,950; 12,543; 12,462; 8,916 = 300,484
Média: 300,484/100 = 3,00484
Moda: 3,242, unimodal.
Mediana: 3,090 + ( [ { 100 / 2 - 53 } * 0,304 ] / 25 ) = 2,7252
Bom dia Beatriz,
Excluirconferimos a nossa correção e realmente houve um erro no XI e XIFI.
Porém encontramos um resultado diferente do seu total do XIFI, onde você colocou 11 elementos ao invés de 10.
Nosso total do XIFI ficou :
3,444
12,156
27,960
42,144
49,946
81,050
35,460
26,950
12,462
8,916
TOTAL: 300,488
Com isso nossa média e mediana tiveram valores diferentes do seu também.
MODA: 3,090 + 3,394 / 2 = 3,242
MÉDIA: 300,488 / 100 = 3,00488
MEDIANA:
3,090 + [ 100/2 - 53] * 0,304
_________________
25
3,090 + (50 - 53 ) * 0,304
_______________
25
3,090 + (-3) * 0,304
__________
25
3,090 + (- 1,02)
_______
25
3,090 + 0,0408 = 3,1308
Obs: Estamos aguardando correção do professor. Não sabemos ao certo qual correção está realmente correta, Um abraço.
Resposta acima: Carla Cristina e Raiene Toledo.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPostei algumas respostas das questões do simulado nos comentários do "Simulado Estatística Básica"
ResponderExcluirProfessor a tabela da questão 1 está correta? Minha escala 48|-53 o fi deu 5 e a escala 53|-58 o fi deu 6... n entendi? Como o senhor chegou a esses valores?
ResponderExcluir