Multiplicador

Motivação


Vivemos em um mundo com avanços tecnológicos e um aumento substancial da informação de massa, além de uma nova lógica de trabalho.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) causaram transformações profundas nos modos de viver, de pensar, de agir e de se relacionar das pessoas. Em outras palavras, o surgimento das novas tecnologias gerou uma revolução social e cultural.

Acompanhando o crescimento acelerado da tecnologia nas últimas décadas, que modifica a vida em sociedade, Castells (2009) afirma que “[...] as redes interativas de computadores estão crescendo exponencialmente, criando novas formas e canais de comunicação, moldando a vida e, ao mesmo tempo, sendo moldadas por elas”.

Já Moran (2009, p. 73), o paradigma antigo de ensino “[...] era baseado na transmissão [do conteúdo] pelo professor, na memorização dos alunos e em uma aprendizagem competitiva e individualizada”.

Segundo Monteiro (2009), Temos hoje, os nativos digitais. “Uma geração que representa 50% da população ativa (pessoas de até 25 anos), mas, em 2020, com o crescimento demográfico, eles serão 80% da população”.

Esses jovens capazes de ver TV, ouvir música, teclar no celular e usar o notebook – tudo ao mesmo tempo. Eles adoram experimentar novos aplicativos, têm facilidade com blogs e sabem lidar com múltiplos links, pulando de site em site sem se perder.

Como parte desse cenário, o professor não pode ficar ausente de tal processo.   

Assim, o blog foi criado como proposta de interação. Onde reconhecemos o poder que a tecnologia exerce sobre a educação atual. Conto com a colaboração de todos os interessados, no envio de notícias e materiais relacionados a TI, sendo: novidades tecnológicas, oportunidades de emprego, eventos e palestras, entre outros.

Com isso, sejam todos bem-vindos ! Deixo uma mensagem de  Albert Einstein, que resume de forma brilhante a jornada pela busca do conhecimento:

"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer".

Atenciosamente,

Prof Rafael Monteiro


Apresentação GDO/Núcleo Baixada


Nesta segunda, 06/07/2015, foi apresentei o Projeto Multiplicador aos gestores e diretores do núcleo baixada da UNESA.  Agora, iniciarei o calendário das oficinas de capacitação dos coordenadores/professores.

Segue o link da apresentação:
https://prezi.com/sbf48unpg-qy/estacio-inclusao-digital-docente/


Um comentário:

 

Charles Maquiavel

"Não há nada mais difícil do que se ter em mãos algo novo, nem nada mais perigoso do que conduzir por caminhos inéditos, ou incertos quanto ao sucesso, ao se tomar a dianteira na introdução de uma nova ordem das coisas."

Martha Gabriel

"Sábios nos encantam e estúpidos nos cansam. Os meios digitais apenas ampliaram o poder de ambos, mas a escolha de quem ouvir ainda é nossa."

Sou + vc na Estácio

A Universidade Estácio de Sá está com matriculas abertas para nosso próximo semestre 2016.3 EAD. Oferece 25% de desconto durante todo o primeiro semestre letivo. Não perca essa oportunidade!
Aproveite uma degustação, diversos cursos livres e grátis. Basta acessar o link: http://experimenteseusonho.com.br/Portal/Modules/Login/
 
Blogger Templates